• Telefone (31) 3046-6780

Serviços

Instalação dos Equipamentos de Bombeamento

Conheça os Procedimentos de Instalação dos Equipamentos de Bombeamento

 

OPERAÇÃO

 

Para definir o ponto de operação ideal, acione a moto-bomba com o registro quase todo fechado, deixando bombear até que a água fique limpa. Abra lentamente o registro até alcançar o ponto de operação desejado e observe por 2 horas, no mínimo, até sua estabilização completa. Este procedimento visa proteger seu equipamento. Paralelamente, verifique se a corrente do motor é inferior à corrente nominal.

 

Geralmente a definição do ponto de operação ou vazão ideal, é realizado por assistência técnica especializada.

 

A queda de tensão admissível nos cabos de instalação, ou seja, cabos que interligam o quadro de comando aos cabos do motor, não deve ser superior a 5% para motores 4” ~ 8” ou 3% para motores 10”~ 12”. A moto bomba submersa nunca deve ser colocada em funcionamento fora d’água.

 

Evite partidas sucessivas em curto período de tempo, pois isto poderá prejudicar o equipamento. Número máximo de partidas por hora: 10 partidas/hora (4” ~ 8”) e 4 partidas/hora (10” ~ 12”).

 

Não se deve deixar a moto-bomba sem funcionar por um período de tempo muito grande, dentro do poço. Recomenda-se seu funcionamento por 10 minutos, uma vez por mês.

 

 

DIMENSIONAMENTO

 

Para um funcionamento uniforme, as bombas submersas devem ser bem dimensionadas, adequadas ao ponto de trabalho solicitado. Recomenda-se que, além do correto dimensionamento pelas curvas dos equipamentos, sejam observados os seguintes itens:

 

Profundidade de Instalação dos Equipamentos de Bombeamento: O nível mínimo de água, deve estar pelo menos a meio metro acima da válvula de retenção. Deve-se observar também que o conjunto seja montado em local cujo motor não seja obstruído por lama ou areia, pois, caso isto aconteça, o resfriamento do motor será prejudicado. De forma alguma o conjunto deve ficar apoiado no fundo do poço.

 

Antes de proceder à escolha de uma bomba para qualquer instalação, é necessário dispor-se de informações precisas com relação à altura manométrica total, localização e condições de operação.

 

A altura manométrica total, é a altura total de um sistema contra o qual a bomba deve operar, devendo ser sempre determinada com o máximo de precisão. É fornecida pela fórmula:

 

Ht = He + Há, onde:

- Ht = altura manométrica total;

 

- He = altura geométrica total, medida entre o nível dinâmico da água do poço e o ponto de descarga;

 

- Há = perda total de carga por atrito, expressa em coluna d’água. E a altura equivalente (expressa em altura de líquido bombeado) necessária para vencer as perdas de energia causadas pelo escoamento do líquido através das tubulações; incluindo-se a perda por atrito que ocorre nos acessórios (válvulas, registros, conexões, etc). A localização e as condições de operação podem afetar consideravelmente o dimensionamento de uma bomba em face de: disponibilidade de energia, temperatura e a agressividade da água, presença de material abrasivo (areia), possibilidade de interferência de outros poços existentes na área.

 

Muitas vezes o funcionamento insatisfatório de bombas e os altos custos operacionais são erroneamente atribuídos à bomba ou ao poço, quando na realidade são provenientes de erro na seleção de bomba, que não se adapta às características do poço.

 

O teste de bombeamento de um poço, criterioso, tem aplicação direta na determinação dos elementos para a seleção da bomba que melhor se adaptará à operação permanente do mesmo; sendo altamente compensador, pela economia que poderá proporcionar na aquisição da bomba e nos gastos operacionais (manutenção, energia, etc).

 

 

VANTAGENS

 

As bombas submersas constituem-se numa solução simples e econômica, quando comparadas com outras utilizadas nas aplicações em poços profundos, assim como quando comparadas com as bombas horizontais, dada às respectivas limitações na sucção.

 

Deve ser salientado ainda que, o conjunto moto bomba submerso, é um grupo compacto de fácil montagem e desmontagem.

 

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 

Recomenda-se uma manutenção preventiva geral do equipamento submerso a cada 2 anos de operação, visando preservar a integridade dos equipamentos bem como a qualidade do poço. Veículo de instalação do equipamento de bombeamento Armazenamento Cuidados ao armazenar o conjunto moto-bomba: – Colocá-la na sombra e na posição vertical em relação ao solo – Colocá-la em local coberto e com ventilação adequada – Evite temperaturas elevadas ou ambientes corrosivos – Tampe a saída do bombeador, de modo a evitar a entrada de objetos estranhos ou de sujeira – Antes de instalar uma moto-bomba que esteve estocada por um longo período de tempo, realizar uma inspeção geral e completar o motor com água limpa.

Endereço

 Rua São João, 80 - Jardim Bandeirantes / Contagem - MG

Contato

  •  (31) 3046-6780
  •  (31) 9627-3778

Atendimento

    Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00 horas.